Crianças e adolescentes vindos do Afeganistão participaram de um encontro intercultural com alunos do 7º ano da Escola Cristã Jundiaí (SP) nesta terça-feira (11). O acolhimento foi realizado pela Coordenadoria do Ensino Fundamental II e corpo docente da entidade, contando com atividades culturais e oficinas de artes nas quais os visitantes ensinaram os jundiaienses a confeccionar tapetes afegãos em miniatura.
Brincadeiras típicas locais como dança da cadeira e roda de dança com direito à trilha sonora afegã envolveram a todos os presentes, que participaram do intercâmbio durante toda a manhã. De acordo com Jaqueline Mendes, uma das idealizadoras do evento e coordenadora da escola, a parceria com a ONG Panahgah foi importante para o desenvolvimento de vínculos interculturais entre os alunos e as crianças afegãs.
“A diferença entre os idiomas foi um quesito que tentamos trabalhar com a ajuda de alguns de nossos alunos com pequenos grupos de tradução, afinal, entre os afegãos, alguns falam inglês e outros apenas farsi, sua língua nativa persa. Ao final, vimos que nada os impediu de realizar uma troca cheia de sinergia, liderança, conhecimento, empatia e, o mais importante: o amor em ação”, conta.
Esperança
Buscando recomeço de vida e novas oportunidades, Jundiaí é uma das paradas de refugiados afegãos que chegam ao Brasil após fugirem de seu país por motivos políticos e religiosos como perseguições, guerras e assassinatos em massa. Atualmente, 62 afegãos estão em quarentena na sede da Ong Panahgah, em um hotel desativado, no bairro dos Fernandes, recebendo as orientações necessárias. Mais da metade são crianças, que fazem aulas de Português em entidades como a Escola Cristã Jundiaí.