Setembro amarelo: mês de conscientização sobre o suicídio tem programação na cidade

Setembro é o mês de conscientização da prevenção do suicídio. Para abordar o tema, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista preparou uma programação dedicada à discussões, rodas de conversas, reflexões e uma atenção especial à prevenção ao suicídio, principalmente, em crianças e jovens da rede pública escolar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo, sem contar os casos subnotificados, que podem chegar a 01 milhão. Só no Brasil, os registros são de aproximadamente 14 mil casos por ano. No último trimestre de 2022, o CAPS de Campo Limpo Paulista realizou 1.600 atendimentos em diagnósticos gerais, não só apenas suicídio.

A pandemia foi um agravante em todo o mundo, que desencadeou e aumentou os índices de transtornos mentais na população. Por isso, as conversas com alunos e professores das escolas estaduais falam sobre automutilação e tentativas de suicídio. “Precisamos falar e estar perto desse público, desenvolvendo ações preventivas para minimizar os danos provocados pelo isolamento social nos jovens”, diz Roberta Napoli Calderaro, que é coordenadora da Saúde Mental. Os alunos também receberão uma cartilha com dicas de prevenção, alertas para os pais e quais locais buscar ajuda. 

Onde procurar ajuda


Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Endereço: R. Borba Gato, 156 – Vila Thomazina
Telefone: 11 4812-6886
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h

CAPS
Endereço: Av. Dom Pedro I, 1901 – Jd. Guanciale
Telefone: 11 4812 6864
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h

Conselho Tutelar

Endereço: Av. Manoel Tavares da Silva, 509
Telefone: 11 4039-4762
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h