Guardas Municipais passam por capacitação sobre tecnologias não letais

Para continuar atuando de maneira eficiente na segurança da cidade, a Secretaria de Segurança Integrada enviou os Guardas Municipais Max Willian Vicente Ferreira e Gregory Russani Bueno ao Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu, para participar de uma capacitação sobre uso de equipamentos e de aplicação de técnicas não letais. 

O objetivo é fazer com que o uso do armamento letal seja a última opção na defesa da sua vida ou de terceiros, ou seja, quando realmente não existir outra alternativa, devendo primar pelo uso diferenciado e seletivo da força, o qual ficará a critério do agente, discernir e decidir, de forma proporcional, o dispositivo a ser utilizado. 

A partir desse curso, os GCMS que participaram poderão repassar o conteúdo que aprenderam para os demais colegas de trabalho. “Aprendemos que não é só usar o dispositivo, mas estar preparado também, para lidar com o pós, saber como agir em determinadas situações justamente porque sabemos todos os efeitos”, afirma o GCM Max Willian Vicente Ferreira.

Segundo a Secretaria de Segurança Integrada, os equipamentos não letais para a Guarda Municipal já foram comprados, com previsão de chegada até dezembro.