A Nasa adiou o lançamento neste sábado (3) da Artemis 1, a aeronave espacial que iria dar a volta na Lua. Foi a equipe de lançamento que recomendou que a aeronave não saísse do chão.
Esse voo seria uma preparação para a volta do homem ao satélite.
Houve um vazamento de hidrogênio líquido que era bombeado para os tanques de combustível do foguete. Os técnicos tentaram corrigir diversas vezes.
O diretor de lançamento, Charlie Blackwell-Thompson, tentou tapar o vazamento interrompendo e retomando o fluxo de hidrogênio líquido. Isso foi tentado duas vezes, e então tentaram resolver lançando hélio pela linha, mas o vazamento persistiu.
Depois de quase quatro horas de tentativas, o diretor interrompeu a contagem regressiva.
Segunda tentativa frustrada
O voo já tinha sido cancelado durante a semana —a previsão inicial era que a aeronave deveria ir para o espaço na última segunda-feira. Na ocasião, o diretor da Nasa, Bill Nelson, afirmou que só há lançamentos se estiver tudo certo.
A agência espacial dos Estados Unidos ainda não explicou por que adiou novamente —os problemas de abastecimento foram anunciados quando ainda havia previsão de lançamento.
Artemis 1
A missão Artemis 1 é um voo de teste não tripulado. O plano é que a cápsula Orion, impulsionada pelo foguete, passe semanas no espaço, aventurando-se até 64 mil quilômetros atrás da Lua, indo mais longe do que qualquer espaçonave tripulada até agora.
A expectativa é que, em 2025, esse mesmo megafoguete leve astronautas de volta ao solo lunar, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra.
Fonte: G1; (EVA MARIE UZCATEGUI/AFP/Getty Images)