Com queda da temperatura, prefeitura retoma ação para acolher quem mora na rua

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) retomou na tarde desta quinta-feira (18) a Operação Noites Frias, uma vez que as temperaturas mínima para esta madrugada ficaram abaixo dos 13°C. Quando isso acontece e é emitido um alerta pela Defesa Civil das condições adversas a operação é realizada.

“Ao longo do dia, tanto quem veio espontaneamente ao Centro Pop quanto quem foi encaminhado para o serviço por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) já recebeu o atendimento técnico e foi sendo encaminhado para as vagas nos abrigos, com o objetivo de dinamizar o atendimento e garantir a preservação da vida dos acolhidos”, explicou a assessora da UGADS Renata Mangieri.

Além do aumento do número de vagas para acolhimento nos abrigos municipais, durante a Operação Noites Frias também as equipes de busca-ativa e atendimento de chamados recebem reforços de pessoal, com aumento de veículos tanto do SEAS quanto do Centro Pop nas ruas.

Este ano a Operação Noites Frias foi iniciada em abril e acionada por 57 noites descontínuas, totalizando mais de 3600 abordagens e mais de 2500 acolhimentos (pernoites).

Quem aceita o acolhimento é direcionado ao abrigo, inclusive se acompanhado de animal de estimação, onde recebe, além do pernoite, alimentação, roupa, espaço para higiene pessoal e atendimento técnico. Já para quem recusa o acolhimento, as equipes disponibilizam também cobertores, luvas, gorros e meias para a proteção contra o frio.

Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelo telefone (11) 98531-0146, que atende 24 horas por dia.