Uma nova área de preservação ambiental, com espaço de lazer destinado a todas as famílias, está tomando forma no Jardim Novo Horizonte. O Parque do Cerrado está localizado na rua Eunice Cavalcante de Souza Queiroz. Os equipamentos de lazer, implantados na primeira fase, já estão prontos e a iluminação será instalada até o final do mês de agosto. Na segunda etapa, o local receberá a construção de um centro de educação ambiental voltado à preservação do remanescente do cerrado preservado no local.
“A exemplo de outros bairros da cidade, o Jardim Novo Horizonte passa a contar com uma área de lazer para toda a família, próximo das suas casas. Além disso, vamos aliar o projeto à preservação do meio ambiente”, esclareceu o prefeito Luiz Fernando Machado.
A área já conta com uma praça com pista de skate, pista para caminhada, academia ao ar livre, espaço arborizado, bosque e, também terá uma quadra poliesportiva. O local tem ainda um ecoponto para descarte de resíduos. Ainda serão instaladas 14 luminárias para que o espaço possa ser utilizado pelas famílias também no período noturno. O investimento nesta primeira fase foi de R$ 301 mil, com recursos do Ministério das Cidades, repassado por meio da Caixa Econômica Federal.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, comenta que o investimento no local tem por objetivo qualificar um espaço público nobre, que poderá ser usado pelos moradores e que também ganhará, em breve, um centro de educação ambiental. Esse parque irá valorizar o bairro e propiciar melhoria na qualidade de vida aos moradores. “Quando planejamos a cidade, levamos em consideração as principais demandas dos moradores dos bairros e procuramos utilizar áreas públicas que estavam vazias ou sem qualquer uso pela comunidade”, ressalta.
Segunda fase
Na próxima etapa, o projeto prevê a construção de uma sede administrativa, banheiros, portaria e espaço para o desenvolvimento de ações de educação e preservação ambiental.
“A área destinada para o Parque do Cerrado tem uma ampla área verde com fragmentos naturais de cerrado, compondo mais um espaço de qualidade para que população possa usufruir com toda a família”, explica o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) Adilson Rosa.