Nesta terça-feira (5), a van do projeto Cidadania Itinerante esteve presente o dia todo na Rua Mitiharu Tanaka, no bairro São José realizando atendimentos à população. A iniciativa visa descentralizar a atuação das Coordenações, Programas e serviços da Secretaria, concentrados na Capital e na Região Metropolitana do Estado de São Paulo, e levar atendimento para toda a população, viabilizando o acesso à justiça e à cidadania.
Carine Morais dos Santos (25), é moradora do bairro São José e precisava de ajuda com alguns documentos. Quando ficou sabendo da van, se programou para resolver o problema de documentação. “Eu precisava tirar a segunda via do meu RG, e por conta da minha certidão de casamento estar bem prejudicada eu não consegui tirar o documento, então fiquei sabendo que aqui na van iria ser realizado a emissão da segunda via da certidão de casamento e consegui a emissão da minha de forma totalmente gratuita”. Ela também diz que se sente feliz com essa ação. “Eu fiquei bastante feliz com a emissão da segunda via do documento que eu precisava, agora eu consigo resolver meu problema, essa campanha pode ajudar e muito as pessoas que não conseguem tempo e nem dinheiro para resolver essas pequenas dificuldades”.
A também moradora do bairro do São José, Eliana Coelho (66), precisava de ajuda com algumas informações sobre o seu documento. “Eu vim até a van atrás de algumas informações sobre como tirar a segunda via do meu RG, eu fui muito bem atendida e também foi tudo bem rápido, fiquei super feliz com essa ação”. Ela também ressalta a importância do serviço. “Existem muitas pessoas que possuem dúvidas sobre como resolver esse tipo de problema. Essa ajuda aos moradores com esclarecimentos e serviços gratuitos facilita muito. Todo mundo deve vir e ficar com a documentação em ordem.”
Nesta quinta (7) e sexta-feira (08) a van do Cidadania Itinerante estará no bairro Botujuru, em frente a Paróquia Santo Antônio (Rua Santo Antônio, 45) atendendo a população também das 9h às 17h.
Os principais serviços disponíveis são:
Emissão de 2ª Via: Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito;
Emissão de 2ª via de CPF;
Emissão de 2ª via de contas de consumo: água e luz;
Emissão de Carteira de Trabalho Digital;
Atestado de antecedentes criminais;
Entrada no Seguro-Desemprego;
Elaboração de currículo.
Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Políticas para a Mulher (CPMULHER), Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) e Centro de Integração da Cidadania (CIC), assim como para os Programas: Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM) e atendimento com a Ouvidoria.