Durante as manhãs, o trajeto da linha 523 – Jardim Paulista é carregado de respeito, carinho e amizade. É quando o motorista Rogério Valim, assume o volante do ônibus e faz o caminho dos passageiros ser especial com atitudes simples como sorriso no rosto e esperar que cada pessoa se acomode antes de colocar o veículo para andar.
“Eu amo o que faço e respeitar o ser humano é a educação que recebi dos meus pais. Meu lema é estar sempre feliz, trabalhar com carinho e sempre dar o melhor. Para mim, os passageiros são como a extensão da minha família. Com muitos deles eu convivo diariamente”, contou Rogério.
A linha atende aos assistidos do Instituto Luiz Braille, que fica no Anhangabaú. Dentre os passageiros que utilizam frequentemente o serviço está o senhor Ariosto Francisco Conceição, 56 anos, que tem 100% da perda da visão. “O Rogério é um motorista diferenciado. Ele tem muito cuidado com todos que entram no ônibus. Ele só sai com o veículo quando já estamos sentados e acomodados. Além disso, ele está sempre alegre e é muito educado”, conta Ariosto.
O casal José Lopes da Silva, 73 anos, e Maria Teresa da Silva, 70 anos, também utilizam a linha 523 frequentemente e elogiam o trabalho do Rogério. “Ele trata todo mundo igual, com muito respeito” – comenta.
Rogério ainda contou que foi graças ao casal que hoje ele é o motorista da linha 523. “Eu trabalhava no trajeto quando faltava motorista. Um dia, o sr. José Lopes me perguntou se eu não poderia ser o motorista fixo. Conversei com o meu supervisor e realmente a empresa precisava de alguém para assumir a linha, que é muito especial, pois atende o Braille e percorre uma área com bastante idosos e também pessoas que utilizam o NIS e estão em tratamento. No fim deu certo e estou muito feliz”, afirmou o motorista.
Em pesquisa recente realizada pela consultoria APPC e que compõe a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a avaliação dos motoristas da frota de Jundiaí foi positiva. Dos 400 usuários ouvidos, 64% consideram bom o atendimento às solicitações de parada; 54% consideram bom a condução segura e 51% destacaram como boa a cordialidade com os passageiros.
“O atendimento que o Rogério presta vai ao encontro do trabalho de humanização preconizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com o objetivo de atender melhor o usuário do transporte coletivo”, lembra o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Texto e fotos: Prefeitura de Jundiaí