A fim de dar as orientações necessárias aos contemplados no segmento “Idoso” pelo “Benefício Social Emergencial”, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) tem realizado, por meio da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional e do Centro de Referência do Idoso (Criju), o contato telefônico com os beneficiários.
No entanto, por problemas de desatualização cadastral e preocupação por parte dos selecionados, a UGADS não conseguiu realizar contato e informar os trâmites para recebimento do benefício para uma parcela expressiva dos beneficiários.
Com base nos critérios técnicos de análise de renda, impacto socioeconômico por conta da pandemia e registro no Cadastro Único, têm direito ao benefício na categoria Idoso 1.160 pré-selecionados, e que receberão como benefício R$ 150 mensais por seis meses, somente como transferência de renda, sem a prestação de contrapartida.
Do total de contemplados, 539 já foram contatados e já tiveram a liberação do benefício aprovada. No entanto, as equipes que têm feito as ligações têm encontrado dificuldades, como a desconfiança de alguns beneficiários, preocupados com a possibilidade de trote ou golpe, além de outros cerca de 400 contemplados que não foram encontrados no número de telefone informado no Cadastro Único.
A educadora social Edilaine Cardoso faz um apelo à população. “Orientamos que as pessoas referenciadas pelos serviços socioassistenciais mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único, para que não percam o benefício por conta disso. E nos colocamos à disposição, nos telefones da UGADS e do Criju, para esclarecer as dúvidas de quem for contatado e, por razões próprias, desconfiarem da informação”.
O telefone da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS é o 4589-6772. Já o do Criju é o (11) 4587-4664.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Arquivo PMJ