Trem Intercidades levará uma hora para fazer percurso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo

 

Gestores municipais da Plataforma de Gestão de Desenvolvimento Sustentável participaram, na tarde de ontem, da audiência pública que apresentou o projeto do Trem Intercidades (TIC), realizada pelo Governo do Estado de São Paulo. Na ocasião, os gestores locais apresentaram pontos de atenção relacionados ao trajeto do novo meio de transporte, que ligará Campinas a São Paulo e tem parada em Jundiaí. No próximo dia 20, a Prefeitura de Jundiaí fará uma reunião técnica com o Governo do Estado para tratar dos 17 pontos de atenção.

“Os técnicos da prefeitura analisaram o projeto e identificaram, no trajeto que passa por Jundiaí, 17 pontos de atenção, por causa da infraestrutura urbana”, declarou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. “Não são inconsistências, mas pontos que podem exigir a adequação dos projetos da ferrovia e/ou das diretrizes municipais. Contudo, não inviabilizam o projeto e todas têm a possibilidade de serem satisfatoriamente resolvidas.”

O gestor também lembra que essa análise foi encaminhada à Secretaria de Transportes Metropolitanos e que os técnicos da prefeitura estão à disposição para possíveis soluções para essas interferências. Os pontos de atenção foram definidos pelas unidades de gestão de Planejamento e Meio Ambiente, de Mobilidade e Transporte e de Infraestrutura e Serviços Públicos e se referem a interferências com a infraestrutura urbana, principalmente o sistema viário, mobilidade e drenagem, como: diretrizes viárias, acesso às estações, localização das passarelas, prolongamento de adequação de passagens de pedestres sob o ferrovia e galerias de águas pluviais.

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O Trem Intercidades, segundo dados apresentados na audiência, deverá levar aproximadamente uma hora de duração em horário de pico.

Também foram anunciadas mudanças durante a audiência pública. A linha 7 passará a ser operada entre a Barra Funda e Francisco Morato e um novo serviço incorporará o atual trecho entre Francisco Morato e Jundiaí e chegará a Campinas, passando por Louveira, Vinhedo e Valinhos. O investimento previsto para todas essas instalações e melhorias é de R$ 8,5 bilhões.