Pesquisa de satisfação ajuda Prefeitura a mudar transporte público
A partir desta quinta-feira, 5, os munícipes contarão com mais horários de ônibus no transporte urbano de Campo Limpo Paulista. São ampliações em oito linhas dos bairros Pau Arcado, Parque Internacional, Campo Verde, Moinho, Jardim Brasília, São José, Santa Lúcia e Santa Maria.
Essa é uma das primeiras ações baseadas em uma pesquisa de satisfação promovida pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista, que teve a participação de quase mil usuários do transporte coletivo municipal. Outras mudanças também foram observadas no sistema, entre elas, de infraestrutura de pontos de ônibus, terminal Botujuru e do terminal Central – incluindo iluminação, reformas de telhados etc.
Ações como a troca dos bebedouros, colocação de álcool em gel no terminal, papel higiênico e saboneteiras nos sanitários, melhoraram as condições de espera dentro do terminal. “Nossa primeira conversa com a empresa foi no mês de janeiro, logo quando assumimos, informando que teríamos fiscalização para cumprimento do contrato”, diz a diretora de Trânsito e Transporte Margarete Machado.
Entre as negociações, além das que já foram sentidas pelos usuários, já estão programadas outras que exigem um pouco mais de tempo, mas vão agilizar o tempo de espera e as condições das viagens, como a troca de parte da frota de carros para modelos mais novos.“Todo contrato tem que ser fiscalizado. Esse é o papel da Prefeitura e é o que temos feito”, fala o prefeito Dr. Luiz Braz, lembrando que a empresa, inclusive, já foi penalizada neste ano pelo não cumprimento.
Avaliação
Para a diretora Margarete Machado, a principal mudança é mesmo a fiscalização do sistema. Os apontamentos dos usuários nas pesquisas serviram de base para entender que a satisfação era a pior possível. Mas a partir delas e com o trabalho da Prefeitura, várias ações estão saindo do papel, como a implantação de aplicativo para circulação e controle de horários, relógio no terminal para manter a pontualidade e um sistema temporal.
Ela diz que desde o início deste ano, não houve redução de nenhum horário nas linhas urbanas e em um período atípico, por conta da pandemia, buscou-se regularizar o transporte coletivo nos pontos de maior frequência de passageiros. Estão sendo feitos estudos, porém, para solucionar bairros com menor número de passageiros, que apresentam hoje lacunas muito grandes de horários. “São passos importantes para que nosso sistema municipal funcione da melhor forma possível”.
É importante ressaltar que as melhorias estão apenas começando e este é um trabalho que será constante durante esta gestão. Até o final do ano, novos projetos serão implantados e uma nova pesquisa deve ocorrer no início de 2022, para medir novamente a satisfação do usuário. “Só podemos ter uma ação se a Prefeitura receber a reclamação”. Assim, os canais de comunicação continuam abertos com a população, como a Ouvidoria Municipal que pode ser acionada pelos telefones (11) 4039-8381 e 4039-8382.
Entenda
O transporte público municipal é hoje motivo de insatisfação por grande parte dos munícipes de Campo Limpo Paulista. Logo no início do ano, ficou claro que o sistema não tinha fiscalização da administração anterior e quase metade das linhas foram retiradas, por conta da pandemia.
Ainda em janeiro deste ano, o prefeito Dr. Luiz Braz reuniu representantes da empresa Rápido Luxo Campinas, pedindo providências imediatas quanto à lotação, além de outras demandas, como avisar à instituição sobre toda e qualquer mudança.
Paralelo a isso, a Diretoria de Trânsito e Transporte já designou fiscais in loco para que acompanhassem o andamento dos serviços prestados. Outra ação importante foi feita no dia 22 de janeiro, quando uma pesquisa de satisfação com o objetivo de entender quais as demandas da população foi ao ar. Era possível responder online ou pessoalmente, direto no Terminal.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista
Foto: Diario do Transporte