Com a baixa Umidade Relativa do Ar (URA), a Defesa Civil de Jundiaí faz algumas recomendações para os moradores da cidade, como consumir água à vontade, umidificar ambientes e evitar a exposição ao sol.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano, até 16 de julho Jundiaí não havia registrado nenhuma chuva no mês. No último sábado (17), foi registrado um milímetro de chuva. Em junho, durante o mês todo, a cidade registrou 29 milímetros. A média para o mês de julho nos últimos nove anos é 58 milímetros.
“Não temos previsão de chuvas para as próximas semanas, portanto, a hidratação é essencial”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Ozório Gimenez.”
O coordenador salienta a importância de, neste período, economizar água, evitando o desperdício, além de ter atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.
A Defesa Civil de Jundiaí informa que, neste período de estiagem, publica duas vezes por semana o boletim meteorológico, com dados sobre a URA, temperatura e previsão do tempo AQUI.
Confira todas as recomendações para minimizar os efeitos da baixa URA:
- Suprimir exercícios físicos entre 11h e 17h;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como por exemplo, em áreas vegetadas;
- Consumir água à vontade;
- Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado;
- Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira.
- Não queimar lixo nem provocar queimadas (Lei Municipal nº 8.858/2017).”
- Cabe observar que todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ