Após ficar com seis mil doses de vacina contra a Covid-19 paradas por falta de profissionais, a Prefeitura de Cabreúva (SP) informou que contratou enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na última sexta-feira (18), o poder público abriu um edital para terceirizados.
De acordo com o órgão, foram contratados 11 novos funcionários, sendo sete enfermeiros e técnicos e outros quatro do setor administrativo até o momento. A prefeitura informou que segue em busca de mais 10 pessoas para compor as equipes de vacinação.
Nesta segunda-feira (21), uma das equipes está na sede de Vigilância em Saúde, no Centro. Outra está no bairro do Jacaré, e a terceira na Unidade de Saúde do bairro Bananal.
Todas as três equipes iniciaram a vacinação de pessoas com mais de 50 anos, gestantes e puérperas, pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, profissionais de saúde e deficientes permanentes.
Na terça (22), a cidade terá duas equipes no Centro, uma no bairro Bananal e outra no bairro do Jacaré. Na quarta (23), o município inicia a imunização de pessoas com 43 anos com três equipes no bairro do Jacaré, uma no Centro e outra no bairro Bananal.
A cidade também abriu o agendamento da primeira dose da vacina para os moradores com mais de 43 anos. O cadastro deve ser feito no site da prefeitura, mas ainda não há data definida.
Doses paradas
Até sexta-feira (18), Cabreúva havia recebido pouco mais de 20 mil doses de vacina e, destas, menos de 70% haviam sido aplicadas. Segundo o poder público, não havia profissionais suficientes para fazer a aplicação nos moradores.
No entanto, mesmo assim, o agendamento segue normalmente. Os profissionais que cuidam das agendas têm trabalhado 12 horas para programar a vacina de boa parte da população, mas a velocidade não é a mesma para a aplicação, segundo a Secretaria de Saúde.
Ainda de acordo com a pasta, a contratação de funcionários terceirizados foi autorizada, mas existe também a dificuldade de encontrar técnicos de enfermagem e enfermeiros.
A prefeitura informou que três mil pessoas já estão agendadas para receberem a dose nesta semana e a estimativa é que, até terça-feira, 2.170 pessoas sejam imunizadas.
Contudo, a prefeitura ainda afirma que a cidade não pode avançar na vacinação sem que isso esteja preconizado na norma técnica, e também que não usa vacinas destinadas para uma categoria em outra até ter certeza de que todos do grupo estão 100% vacinados.
Fonte: G1