“Fazer o bem faz bem”. Com estas palavras, Luiz Cabral, sintetiza tudo aquilo que o motiva a seguir em frente, levando a caridade além dos domínios da fraternidade umbandista no Templo Sagrado Umbanda Paz & Amor, no bairro Sítio José, em Várzea Paulista.
A Casa presta auxílio às pessoas mais necessitadas e não faz nenhuma distinção religiosa ou mesmo até de localização, onde tiver necessidade eles estarão atendendo– comenta Cabral, líder espiritual.
As arrecadações de itens de necessidades básicas, são feitas através de campanhas nas redes sociais e entre doações dos próprios membros, em torno de 40.
A casa de umbanda, é um espaço que contempla reconstruir valores, e o principal é a questão da família, seja em questões emocionais ou materiais, explica Cabral. Ele diz também que este ano ainda, pretende convidar as igrejas católicas e evangélicas para parceria social.
Mesmo em um estado laico, a reparação das experiências de opressão dos povos negros em forma de aceitação de sua religiosidade ainda é um caminho longo a ser percorrido.
Sobre o preconceito, Cabral afirma que o que acontece “é a falta de conhecimento, de saber mais sobre a cultura e o propósito da umbanda”. Ele ainda diz que “é bem mais fácil julgar”.
Segundo a líder espiritual, a religiosidade dos povos de axé está presente em todas as esferas da vida e os terreiros não são um lugar apenas de oração “a gente recria espaços de acolhimento ancestral, espiritual e psicológico, as pessoas chegam no terreiro com muita fragilidade, seja pela exclusão, pelo racismo, pelo ódio”, explica.
Para quem se interessar em realizar doações para a ação social promovida pelo Templo Sagrado Umbanda Paz & Amor, os donativos poderão ser encaminhados diretamente para o terreiro que fica na Rua Pachoal Gimenez, 186 – Sítio São José, em Várzea Paulista.
São aceitos itens variados, desde roupas até alimentos. O contato pode ser feito através do número (11) 97327-3260
Texto: Dircélio Timóteo
Foto: Luiz Cabral