O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural (Indesc) promove na sexta-feira (5) um almoço especial para comemorar os 13 anos do Projeto Bom Prato em Jundiaí, localizado na rua Vigário J. J. Rodrigues, 1.005. Na ocasião será servido o seguinte cardápio: Salada-Coronel (alface, repolho, ervilhas, pepino e salsão); prato principal (filé de frango a Pizzaiollo – filé de frango grelhado, mussarela, tomate, molho de tomate e orégano); guarnição (batata com ovos); sobremesa (caqui); suco e guaraná; e bolo de aniversário (musse de chocolate com morango).
O Bom Prato foi pensado com o objetivo de oferecer alimentação de qualidade a custo acessível para as pessoas em situação de rua, aposentados, pessoas desempregadas ou de baixa renda. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo e desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Bom Prato visa oferecer segurança alimentar, fornecendo em sua rede de restaurantes populares refeições balanceadas e com um cardápio variado.
As refeições servidas no “Bom Prato” totalizam 1.200 calorias. São compostas de arroz, feijão, prato principal, guarnição, salada, suco, frutas, pão e farinha de mandioca, ao custo de R$ 1. Monitoradas por nutricionistas da própria Secretaria Secretaria de Desenvolvimento Social, as refeições têm periodicamente amostras enviadas para análise no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
O Bom Prato Jundiaí iniciou as atividades em 2006 servindo 1.200 refeições dia, depois passou para 1.350 refeições dia e hoje serve 1.500 refeições dia e 300 cafés da manhã. A unidade se destacou das demais espalhadas pelo Estado de São Paulo e recebeu no ano de (amanhã passo o anos) o título de Melhor Bom Prato do Estado, concedido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Codeagro).
(Assessoria de Imprensa; Imagem: Indesc)