Jundiaí publicou nesta sexta-feira (09) um decreto específico de retorno à Fase Vermelha, alinhado ao Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, do Governo do Estado de São Paulo. As alterações entram em vigor na próxima segunda-feira (12). Entre elas, a permissão de retirada de produtos para shoppings, comércio, restaurantes e outras atividades. Contudo, continuam em vigor a restrição de atendimento presencial em todos os serviços não essenciais e o toque de recolher das 20h às 5h.
Outras mudanças incluem a permissão de realização de campeonatos esportivos profissionais após às 20h com testagem e protocolos sanitários mais rígidos e o atendimento presencial em comércio de materiais de construção.
O Decreto traz também a recomendação de escalonamento na entrada e saída de trabalhadores das áreas da indústria, serviços e comércio; a obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas; e a proibição de celebrações religiosas coletivas.
Em Jundiaí, as aulas das escolas municipais permanecem em sistema remoto até 16 de abril, com a entrega de atividades impressas para as famílias que não possuem acesso aos recursos tecnológicos, como tem sido feito até o momento. O retorno gradual das aulas, em sistema híbrido, dependerá do cenário pandêmico local.
A Unidade de Gestão de Educação (UGE) segue as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) de Jundiaí, além do Plano São Paulo. Desde a última quarta-feira (07), as Emebs estão abertas para receber exclusivamente alunos que precisam da alimentação escolar.
Nesta sexta-feira (09), a ocupação de leitos de UTI por casos Covid-19 em Jundiaí é de 94% no sistema público e 83% no privado. Ao todo são 32.986 casos confirmados e 895 fatais na cidade desde o início da pandemia.