A Prefeitura de Jundiaí entregou mais um trecho da obra de interligação das vias municipais ao Viaduto das Valquírias, na terça-feira (22). O trecho é responsável pela ligação da região central ao Vetor Oeste e vai desafogar o trânsito em várias regiões. A partir de hoje, os motoristas têm mais uma opção de acesso à rodovia Anhanguera, através da Avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães.
Na ocasião, o prefeito de Jundiaí Luiz Fernando Machado, destacou a importância da obra. “Por ser muito complexa, a obra foi faseada e hoje liberamos mais um trecho, que vai melhorar o trânsito em toda a região da Rua do Retiro e da avenida prefeito Luis Latorre. Já realizamos 75% do que precisa ser feito e nossa expectativa é entregar a obra completa dentro de no máximo 60 dias, ou seja, com dois meses de antecedência do prazo estipulado”, afirmou.
Segundo o diretor de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa, a estimativa é que cerca de 300 veículos passem por hora, nos horários de pico, pela avenida que foi liberada ao tráfego hoje. “Quando o viaduto estiver liberado nos dois sentidos, o fluxo em todo o complexo chegará a cerca de 1,2 mil carros. É uma das mais importantes obras de mobilidade”, ressaltou. No local, já há um recuo para instalação de um ponto de ônibus, caso isso seja necessário no futuro.
O Viaduto das Valquírias foi construído pelo Governo do Estado de São Paulo, com recursos do pedágio. A Prefeitura de Jundiaí está investindo R$ 14,5 milhões no trecho dentro da cidade para fazer a interligação com a ponte, com recursos obtidos em um contrato de financiamento com a Desenvolve SP, a agência de fomento ao investimento do Estado. Desde a semana passada, a nova marginal do Córrego das Valquírias está liberada à circulação de veículos, ligando a Rua do Retiro à Avenida Prefeito Luis Latorre.
Também como parte das adequações no trânsito da região, a rua Jacyro Martinasso, no bairro Retiro, passou a ter sentido único de circulação no trecho entre a avenida Prefeito Luiz Latorre e 50 metros antes da rua do Retiro.