Caso de raiva em gato mobiliza vacinação emergencial em Jundiaí

A confirmação de um caso de raiva em um gato no bairro Vila Arens levou a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) a iniciar, nesta semana, uma operação emergencial de vacinação em Jundiaí. O diagnóstico, confirmado na última terça-feira (4) por exame do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, referência estadual, acendeu o alerta no município.

Segundo o coordenador da VISAM, médico-veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, a equipe realizou um mapeamento da área afetada para identificar a população de cães e gatos e definir a cobertura vacinal necessária. Com apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e do Instituto Pasteur, as ações de bloqueio devem ocorrer entre os dias 12 e 13 de novembro, com postos avançados para vacinação gratuita.

Paralelamente, a Vigilância Epidemiológica fez uma busca ativa das pessoas que tiveram contato com o gato contaminado, encaminhando todas para tratamento profilático.

A VISAM mantém vacinação antirrábica gratuita durante todo o ano, para cães e gatos a partir dos três meses de idade. Os tutores podem agendar atendimento pelos telefones (11) 4589-6340 e 4589-6350.

A raiva é uma doença viral grave e quase sempre fatal, transmitida por mordidas ou arranhões de animais infectados. A vacinação regular continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí