Por Dircélio Timóteo
Uma professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Adib Miguel Haddad, no bairro Jardim Santa Gertrudes, em Jundiaí, foi agredida por um aluno durante a saída dos estudantes, na noite de segunda-feira (28). O episódio foi registrado na Polícia Civil e reacendeu a preocupação com a segurança e o respeito dentro das escolas públicas.
De acordo com o boletim de ocorrência, a confusão começou quando alguns alunos bloqueavam a porta da sala, impedindo a passagem dos colegas. A professora tentou intervir para manter a porta aberta, mas foi empurrada por um estudante. Ao repreendê-lo, acabou sendo atingida por um soco na boca.
A Polícia Militar foi acionada, e a docente recebeu atendimento médico na Unimed. O agressor foi identificado pela direção da escola como um adolescente matriculado na unidade. Como não houve flagrante, a vítima foi orientada sobre o prazo legal de seis meses para representar criminalmente contra o autor.
Secretaria da Educação se manifesta
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo condenou o ato e afirmou que “repudia toda e qualquer forma de violência dentro ou fora do ambiente escolar”. Segundo o órgão, assim que tomou conhecimento da agressão, a equipe gestora da escola acionou a Ronda Escolar e prestou acolhimento à professora.