Cometa Lemmon atinge auge de brilho e pode ser visto do Brasil nos próximos dias

O cometa C/2025 A6 (Lemmon), descoberto em janeiro pelo observatório Mount Lemmon, no Arizona (EUA), está no auge de brilho e poderá ser observado do Brasil e de outras partes do mundo nesta semana. Segundo projeções astronômicas, o corpo celeste passou em seu ponto mais próximo da Terra na última terça-feira (21), a cerca de 90 milhões de quilômetros, e agora segue em direção ao Sol.

De acordo com a Royal Astronomical Society, o Lemmon é o cometa mais visível de 2025. O astrônomo Gabriel Rodrigues Hickel, do Inpe e da Unifei, explica que o brilho vem da reflexão da luz solar nos gases e poeira que se desprendem do núcleo, formando a coma e a cauda características.

O cometa pode ser visto como um ponto esverdeado e difuso, especialmente em locais escuros, antes do amanhecer ou logo após o pôr do sol. A partir de 27 de outubro, a observação será mais favorável no Brasil, quando o Lemmon aparecerá próximo aos planetas Mercúrio e Marte, na constelação de Escorpião.

Após contornar o Sol no início de novembro, o cometa deve se afastar gradualmente e só voltará a ser visível daqui a cerca de 1.300 anos.

Com informações via g1