Interlocutores próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) temem que ele possa ser preso já no próximo mês, após o trânsito em julgado do processo em que foi condenado por tentativa de golpe de Estado. O temor cresceu após a publicação do acórdão do julgamento, nesta quarta-feira (22), abrindo prazo para os embargos de declaração, último tipo de recurso antes da execução da pena.
Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão, em decisão concluída em 11 de setembro. Segundo fontes do tribunal, o caso deve seguir o mesmo rito adotado com o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que começou a cumprir pena após o julgamento dos embargos, em Alagoas.
Nos bastidores, aliados admitem que o cumprimento da pena de Bolsonaro pode ser determinado ainda em novembro. A expectativa é de que ele seja encaminhado a um presídio em Brasília, diferente do caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ficou preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba em 2018 — quando o processo ainda não havia transitado em julgado.
Fonte: g1