Mais de duas mil doses de fomepizol, medicamento usado para tratar intoxicação por metanol, chegaram nesta quinta-feira (9) ao centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP). A medida é uma resposta à onda de casos graves relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, que já causaram pelo menos cinco mortes no estado de São Paulo.
Ao todo, foram adquiridas 2.500 doses com apoio da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). A distribuição começa por São Paulo, que recebeu 288 unidades ainda nesta quinta, e segue para os demais estados na sexta-feira (10), independentemente de já haver casos confirmados ou não.
Outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul também estão na lista de envio. Mil doses ficarão reservadas no galpão para serem usadas conforme a demanda. O antídoto será aplicado apenas com orientação médica, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, que autoriza o uso em pacientes com sintomas clínicos e exames alterados, após consumo de bebidas entre 6h e 72h antes.
O fomepizol age bloqueando a ação do metanol no corpo, evitando danos graves como cegueira, falência de órgãos e até a morte. O tratamento deve começar mesmo antes da confirmação laboratorial, já que o tempo é essencial para salvar vidas.
O estado de SP lidera o número de mortes confirmadas por ingestão de bebidas contaminadas. Em paralelo, a Justiça autorizou a destruição de 100 mil garrafas suspeitas de serem reutilizadas de forma ilegal.
Fonte: g1