Conta de luz terá leve redução em outubro com bandeira vermelha patamar 1

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de outubro de 2025 será a vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos nas contas de energia elétrica.

A mudança indica uma leve redução em relação aos dois meses anteriores, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, que tem um custo ainda mais elevado. Apesar disso, o novo patamar ainda reflete condições desfavoráveis de geração de energia, principalmente devido à escassez de chuvas e à redução no nível dos reservatórios, o que obriga o acionamento de usinas termelétricas, com custo de produção mais alto.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para alertar os consumidores sobre o custo real da geração de energia no país e estimular o uso consciente. Na bandeira verde, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, os valores aumentam conforme a necessidade de uso de fontes mais caras.

A Aneel orienta que os consumidores adotem medidas de economia, como reduzir o tempo no banho quente, evitar deixar aparelhos em modo stand-by e desligar luzes desnecessárias, especialmente durante o período de vigência da bandeira vermelha.