O número de notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas subiu para 113 em todo o Brasil, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Saúde. Desse total, 11 casos foram confirmados e 102 seguem sob investigação.
A maior parte das ocorrências se concentra no estado de São Paulo, que soma 101 notificações, sendo 11 confirmadas e 90 investigadas. As demais estão distribuídas entre Pernambuco (6), Bahia (2), Distrito Federal (2), Paraná (1) e Mato Grosso do Sul (1) — todos em fase de apuração.
Mortes em análise
Até o momento, foram notificadas 12 mortes atribuídas à intoxicação por metanol, sendo uma confirmada em São Paulo e 11 ainda em investigação (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS).
As informações foram consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS) até as 16h desta sexta-feira.
Capital paulista lidera casos
Na cidade de São Paulo, foram registrados 48 casos em investigação e 8 confirmados. Outros municípios da Grande São Paulo também aparecem no levantamento:
- São Bernardo do Campo: 21 em investigação e 1 confirmado
- Santo André: 4 em investigação
- Osasco: 4 em investigação
- Guarulhos: 1 em investigação e 1 confirmado
- Itapecerica da Serra: 1 confirmado
- Mauá, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Taboão da Serra: 1 em investigação cada
Já no interior e litoral do estado, há registros pontuais de casos em Araçatuba, Cajuru, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos e São Vicente, com 1 caso em investigação em cada cidade.
Ministério reforça estoque de antídoto
Diante do avanço das intoxicações, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, substância usada como antídoto nesses casos. Além disso, está em curso a compra de mais 150 mil ampolas, o equivalente a 5 mil tratamentos, para garantir o abastecimento da rede pública por meio do SUS.