Jundiaí reforça fiscalização em comércios de bebidas alcoólicas

A Secretaria de Promoção da Saúde de Jundiaí informou que a Vigilância Sanitária (VISA) iniciou, nesta quinta-feira (2), uma operação de fiscalização em bares, adegas e distribuidores de bebidas do município. A ação é preventiva, motivada pelos casos recentes de intoxicação por metanol registrados em outras cidades do Estado de São Paulo.

Em Jundiaí, não há registros de ocorrências relacionadas à substância, mas a medida busca reforçar o controle sobre a comercialização de bebidas alcoólicas, verificando a procedência e o armazenamento adequado dos produtos. A VISA também mantém diálogo constante com a Regional de Vigilância Sanitária do Estado para alinhamento de estratégias e providências adicionais, caso necessário.

De acordo com as Portarias CVS 1/2024 e CVS 5/2025, bares e comércios varejistas de bebidas são classificados como estabelecimentos de baixo risco sanitário, estando dispensados de licenciamento prévio. Nessas situações, a atuação da Vigilância Sanitária ocorre principalmente a partir de denúncias ou diante de eventos que exijam inspeções específicas — como é o caso da atual mobilização.

A Prefeitura também reforça que a produção e o envasamento de bebidas alcoólicas são de responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), órgão federal encarregado de assegurar a conformidade e segurança desses produtos antes de sua comercialização.

A população pode contribuir com a fiscalização realizando denúncias de suspeitas ou irregularidades diretamente à Vigilância Sanitária de Jundiaí, pelo telefone (11) 4589-6420.

Foto: Freepik