Entre Contos e Gestos: histórias que transformam vidas na APAE de Jundiaí

A APAE de Jundiaí apresenta o projeto “Entre Contos e Gestos: Arte e Inclusão Social”, uma iniciativa que une literatura, expressão corporal e inclusão. Por meio de contação de histórias, dramatizações e atividades interativas, o projeto promove o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos com deficiência intelectual e múltipla e TEA, além de estimular a criatividade e fortalecer vínculos.

“Entre Contos e Gestos: Arte e Inclusão Social” é uma parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de Jundiaí e financiado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Mais que ouvir e encenar narrativas, os participantes são convidados a viver os contos com o corpo, a voz e o coração, transformando palavras em gestos, sons em movimentos e histórias em experiências coletivas. Essa abordagem lúdica valoriza as singularidades de cada pessoa e amplia suas possibilidades de comunicação, expressão e autonomia.

Para o professor de Artes da APAE de Jundiaí, André Farias, o projeto é um espaço de criação, diálogo e inclusão. “Procuramos levar aos usuários histórias inclusivas que envolvam família e amigos, em ambientes como escolas e lares, para dialogar com os atendidos e fazer com que tragam a sua identidade nas formas de falar, fazer, agir e reagir. A melhor maneira é criando, brincando, cantando, dançando, revivendo e pensando nessas histórias que surgirão”, explica.

Além do caráter educativo, a iniciativa sensibiliza a comunidade sobre a importância da inclusão e da diversidade cultural, alinhando-se à Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015). Como encerramento do projeto, será exibido um curta-metragem com cenas de todo o processo vivido, mostrando de forma emocionante a força da arte como ferramenta de inclusão social e dando visibilidade ao protagonismo dos participantes.

O projeto “Entre Contos e Gestos: Arte e Inclusão Social” reforça o compromisso da APAE de Jundiaí em oferecer experiências educativas, culturais e sensoriais que impactam positivamente a vida de aproximadamente 2.000 usuários atendidos mensalmente. Alinhado à missão da instituição, o projeto promove inclusão social, cidadania e qualidade de vida.