O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) realizou na última sexta, dia 22, um evento em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A programação contou com uma apresentação especial da coordenadora da Casa Sol, Silene Aparecida dos Santos, que emocionou o público presente com histórias de superação e fortalecimento feminino.
Silene reforça a importância de tratar um tema tão sensível com o público, formado por homens em mulheres da cidade. “Nossa sociedade é machista e patriarcal. Isso não vem de hoje e, sim, de séculos atrás, com mulheres sofrendo violência, tendo direitos violados”.
O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo sobre prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência doméstica, reforçando o papel da sociedade civil e do poder público na proteção e no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A presidente do Fundo Social, Ellen Camila Martinelli, destacou a importância da mobilização:
“O Agosto Lilás nos convida a refletir sobre a urgência de combater a violência contra a mulher. Mais do que uma campanha, este é um chamado para que possamos unir forças em prol de uma cidade cada vez mais justa, onde cada mulher tenha a chance de viver com dignidade, respeito e liberdade”, afirmou.
A ação integra o calendário de atividades do Fundo Social e reforça o compromisso de Jundiaí com a promoção de políticas públicas de proteção e igualdade de gênero.
A Casa Sol, serviço vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), é um dos serviços mais importantes da rede municipal de proteção às mulheres vítimas de violência em Jundiaí. O equipamento oferece acolhimento sigiloso e seguro para mulheres sob ameaça de morte por parte de seus agressores, garantindo proteção, apoio psicológico e acompanhamento social para que possam reconstruir suas vidas.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí