Jundiaí celebra Semana do Feirante com programação especial e Festival do Pastel

A Prefeitura de Jundiaí inicia, na próxima segunda-feira (25), a Semana do Feirante, em celebração ao Dia do Feirante, comemorado nesta mesma data. A programação especial valoriza os profissionais que atuam nas 35 feiras livres e varejões da cidade, e que movimentam a economia local com alimentos frescos, tradição e qualidade.

A abertura oficial será realizada no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, das 15h às 18h, com a presença de autoridades municipais, representantes do Sindicato dos Feirantes, Sebrae e demais parceiros.

Durante a semana, diferentes feiras da cidade receberão ações de saúde, orientações sociais, atividades educativas e serviços como o Procon Móvel. Entre os destaques estão aferição de pressão, testes de glicemia, vacinação, atividades físicas e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, a Semana do Feirante é uma forma de reconhecer uma das atividades mais tradicionais da cidade.

“As feiras livres são espaços de encontro e convivência, que fazem parte da identidade de Jundiaí. Homenagear os feirantes é valorizar o esforço diário desses profissionais”, afirma.

O encerramento das atividades será na sexta-feira (29), com o Festival do Pastel e do Caldo de Cana, no Parque da Uva, das 15h às 22h. O evento reunirá a comunidade em uma grande celebração com gastronomia típica, cultura e lazer para todas as idades.

Confira a programação completa da Semana do Feirante:

📍 25/08 – Segunda-feira

  • Abertura oficial com autoridades no Complexo Argos – 15h às 18h

📍 26/08 – Terça-feira (Feira do Jundiainópolis)

  • Atendimento do Procon Móvel
  • Visita institucional do Departamento de Abastecimento e Sindicato dos Feirantes

📍 27/08 – Quarta-feira (Feira da Ponte São João)

  • Ações de saúde: pressão, diabetes e vacinas
  • Atendimento do Procon Móvel
  • Apoio social às pessoas em situação de rua

📍 28/08 – Quinta-feira (Feira do Anhangabaú)

  • Apresentação de propostas de melhorias pela empresa BBI-Food
  • Ginástica laboral com alunos da ESEF
  • Visitas institucionais

📍 29/08 – Sexta-feira (Feiras do Retiro e Vila Liberdade)

  • “Projeto Feira para Todos” com alunos da EMEB Florisa Volpe
  • Atendimentos de saúde
  • Visitas institucionais

🎉 Encerramento: Festival do Pastel e do Caldo de Cana
🗓 29/08 (sexta-feira)
🕒 Das 15h às 22h
📍 Parque da Uva – Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú

A Semana do Feirante é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da UGAAT, em parceria com diversas secretarias municipais e instituições.