Ouro para a região: estudante de Jundiaí recebe premiação dupla por desempenho científico

A Coordenação Regional da OBMEP realizou, no último domingo (17), a entrega das medalhas estaduais e nacionais da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2024) aos estudantes premiados da região de Jundiaí. A solenidade aconteceu no Cenforpe, em São Bernardo do Campo e contou com a presença de autoridades, professores, familiares e membros da comunidade escolar, reunindo centenas de pessoas.

O estudante Rafael Donola Cardoso, do 8º ano A da Escola Cristã Jundiaí, conquistou premiação dupla, reafirmando seu talento e dedicação aos estudos. Em nível nacional, obteve a medalha de prata e, na competição estadual, foi ouro, competindo com mais de 20 milhões de alunos no Brasil inteiro.

O sucesso de Rafael é resultado de uma soma de esforços. Os professores Daniel Rinaldi e Naila Cardoso da Costa, responsáveis pela equipe olímpica da escola, são unânimes em destacar o apoio da família e da comunidade como fatores decisivos para o seu desempenho. “Além do suporte fundamental de todos profissionais da escola, que investem, incentivam o aluno e valorizam seu protagonismo na área de exatas, sempre precisamos contar com os pais que compreendem a importância de acompanhar seus filhos nesta jornada extracurricular”, conta Daniel.

Além do reconhecimento, os alunos premiados terão a chance de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas avançadas, atividades investigativas e eventos científicos, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e abrindo portas para universidades e futuras competições internacionais.

A OBMEP foi criada em 2005 e atualmente é o maior concurso científico do país e reúne milhões de estudantes em território nacional. Para o mantenedor da Escola Cristã Jundiaí, Mauricio Nielsen, as medalhas da competição representam muito mais que um prêmio: são o reflexo de uma mudança de postura e de investimentos na valorização dos talentos locais. “Quando reconhecemos e incentivamos nossos estudantes, eles respondem com resultados incríveis. A olimpíada prova que, com apoio e oportunidades, nossos jovens podem competir de igual para igual com estudantes de todo o país. Estamos muito orgulhosos com a evolução e a dedicação dos alunos”, finaliza.