Desaprovação ao governo Lula é de 51%, segundo pesquisa da Quaest

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou para 51%, enquanto a aprovação subiu para 46%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20). A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Os números mostram que a distância entre aprovação e desaprovação, que já chegou a 17 pontos em maio, agora é de apenas cinco — a menor diferença desde janeiro, quando houve empate técnico (49% a 47%).

Na pesquisa anterior, realizada em julho, 53% desaprovavam a gestão e 43% aprovavam. Agora, a desaprovação caiu dois pontos, e a aprovação cresceu três.

De acordo com a Quaest, a melhora está relacionada à percepção de queda no preço dos alimentos e à postura de Lula frente ao tarifaço imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Entre os grupos em que o presidente voltou a ter mais aprovação do que reprovação estão os brasileiros com renda de até dois salários mínimos, os de ensino fundamental, os católicos, os moradores do Nordeste e pessoas com 60 anos ou mais.