A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí reforça o alerta para que adolescentes com idades entre 15 e 19 anos busquem a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A imunização, que segue orientação do Ministério da Saúde, está sendo ofertada temporariamente para essa faixa etária até dezembro, com o objetivo de ampliar a proteção contra uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo.
O HPV é um vírus com mais de 200 tipos identificados. Alguns deles estão diretamente associados ao surgimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, boca, garganta e órgãos genitais. A vacina utilizada na rede pública é a HPV4 (quadrivalente), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 – os mais relacionados ao desenvolvimento dessas doenças.
Originalmente, a vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunizações para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Também é indicada para pessoas imunocomprometidas de 9 a 45 anos e para vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos.
Com a ampliação temporária, adolescentes entre 15 e 19 anos que não foram imunizados na faixa etária indicada anteriormente podem receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família de Jundiaí, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação. Para a aplicação, é necessário apresentar um documento com CPF e, se possível, a carteirinha de vacinação.
A expectativa do município é vacinar o maior número possível dos 8.680 adolescentes estimados nessa faixa etária, visando alcançar a meta de cobertura vacinal estipulada para a cidade.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí