Surto de parvovirose suspende aulas em escola municipal de Campo Limpo Paulista

As aulas da Escola Municipal Vereador Venâncio Gonzaga Ramos, em Campo Limpo Paulista (SP), foram suspensas após a confirmação de um surto de parvovirose humana. A decisão foi tomada após a identificação de 18 casos entre os alunos e pelo menos 30 outros com suspeita da infecção viral.

O primeiro caso foi detectado na segunda-feira (4), quando a mãe de uma aluna de nove anos notou erupções na pele da filha e procurou atendimento médico. Após exames, foi confirmado o diagnóstico de parvovírus B19, agente causador da doença. A família comunicou a escola, que acionou a Vigilância Epidemiológica do município.

Com a identificação dos novos casos, a escola suspendeu as aulas no período da tarde de quinta-feira (7) e em ambos os turnos nesta sexta-feira (8). A previsão inicial é de que a unidade permaneça fechada até quarta-feira (13), enquanto ocorre a higienização completa dos espaços e objetos de uso coletivo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os casos podem estar relacionados a viagens durante o período de férias escolares, já que algumas famílias estiveram fora do estado ou do país. A orientação é para que pais e responsáveis procurem atendimento médico ao notarem sintomas como manchas vermelhas na pele, febre ou mal-estar nas crianças.

A parvovirose humana é uma doença viral comum na infância e, embora geralmente apresente evolução benigna, pode se espalhar rapidamente em ambientes com grande circulação de crianças.

Fonte: g1