Jundiaí é alvo de operação da Polícia Civil contra quadrilha de anabolizantes

Nesta terça-feira (5), a Polícia Civil de São Paulo desencadeou uma operação contra uma organização criminosa especializada na fabricação e venda ilegal de anabolizantes e medicamentos para emagrecimento, com atuação nacional. Até o momento, 25 pessoas já foram presas. A ação permanece em curso.

Estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão temporária e 85 de busca e apreensão em São Paulo — incluindo capital, Grande São Paulo e cidades do interior, como Jundiaí — além de operações simultâneas em outros 11 estados.

Investigadores confirmam que o grupo operava por meio de um laboratório clandestino, distribuindo os produtos ilegalmente pela internet, sem exigir receituário médico, em violação às normas da Anvisa. O esquema movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos.

Em Jundiaí, a presença de ordens judiciais indica que a cidade foi ponto estratégico de cumprimento dos mandados, integrando a operação estadual que visou estruturas logísticas em todo o país.

As autoridades alertam para os riscos do consumo de anabolizantes e emagrecedores sem origem regulada, que podem causar sérios danos à saúde. A operação busca desarticular completamente a cadeia de produção e distribuição dos produtos falsificados.

Os presos e os materiais apreendidos nas regiões da capital e Grande São Paulo estão sendo encaminhados à 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas, vinculada à 1ª Delegacia Seccional da capital, para novas diligências e procedimentos legais.