Trump reage a ameaça russa e posiciona submarinos nucleares

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que posicionou dois submarinos nucleares “em regiões apropriadas” após declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev sobre o sistema de retaliação nuclear conhecido como “Mão Morta”, desenvolvido na era soviética.

A movimentação militar norte-americana é uma resposta direta à escalada verbal iniciada por Medvedev, que, em tom ameaçador, sugeriu que Trump lembrasse do poder destrutivo do sistema russo. Trump reagiu pela rede Truth Social, classificando as falas como “provocativas” e alertando que “palavras podem levar a consequências indesejadas”.

O “Mão Morta” é um sistema automático de disparo de mísseis nucleares que pode ser ativado mesmo se a cadeia de comando russa for destruída. Conhecido como “arma apocalíptica”, seu uso é considerado um cenário extremo de guerra.

A tensão entre Washington e Moscou se intensificou após Trump ter dado um prazo de 10 dias para a Rússia aceitar um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia. Caso contrário, anunciou, o país e seus aliados econômicos enfrentariam sanções severas, com tarifas que podem chegar a 100%.

Trump também lamentou publicamente as mortes no conflito, afirmando que mais de 20 mil soldados russos morreram apenas em julho. Segundo ele, essa é uma “guerra desnecessária”, classificando-a como “a guerra de Biden, não de Trump”.

Enquanto isso, o Kremlin mantém o tom desafiante. Apesar da troca de farpas, o governo russo ainda não sinalizou interesse em aceitar as condições do cessar-fogo proposto pelos EUA.