Prefeitura realiza limpeza de vegetação e construção de aceiros no Morro da Baleia

A Prefeitura de Jundiaí iniciou nesta semana os trabalhos de limpeza de vegetação e construção de aceiros florestais no Morro da Baleia. A ação é executada pelo Departamento de Infraestrutura da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e tem caráter preventivo contra incêndios florestais.

A iniciativa atende à solicitação da Frente Parlamentar de Enfrentamento aos Desastres Climáticos da Câmara Municipal e tem como objetivo conter a propagação de focos de incêndio, especialmente neste período de estiagem e baixa umidade do ar.

As equipes atuam inicialmente em uma área de cerca de 4 mil metros quadrados, realizando a roçagem da vegetação acumulada e a abertura de aceiros — faixas de terreno limpas que funcionam como barreiras para impedir o avanço do fogo.

Além da limpeza, os trabalhos incluem a liberação de acessos que possam facilitar a movimentação de brigadistas em caso de necessidade de combate às chamas.

A previsão é de que as ações no Morro da Baleia se estendam pelos próximos quatro dias, integrando o plano municipal de prevenção a incêndios.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí