Um incêndio de grandes proporções que começou no domingo (20), continua atingindo uma área protegida da Serra do Japi, em Jundiaí (SP). Estima-se que mais de 150 mil metros quadrados de vegetação tenham sido devastados, o equivalente a cerca de 21 campos de futebol. Parte da Fazenda Bom Jesus, com plantação de eucalipto, também foi atingida.
O fogo, que já dura três dias, mobilizou equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal. Por se tratar de uma área de difícil acesso e sem possibilidade de levar água, os agentes utilizam ferramentas manuais como foices, enxadas e abafadores no combate às chamas.
Uma das frentes do incêndio já foi controlada, mas outra ainda seguia ativa até o início da tarde desta terça-feira (22), principalmente em áreas de relevo acidentado. As ações foram temporariamente suspensas durante a noite, por questões de segurança, e devem ser retomadas na manhã de quarta-feira (23) para evitar o avanço do fogo em direção à mata nativa.
Ainda não é possível determinar a área total destruída, mas a estimativa inicial aponta mais de 100 mil metros quadrados de vegetação queimados. Até o momento, não há registro de vítimas, e as causas do incêndio permanecem desconhecidas. As equipes seguem monitorando o local e trabalhando no controle das chamas.
Com informações via g1