Por Dircélio Timóteo
O morador Luiz Rincon Freitas viveu momentos de frustração e indignação na tarde deste domingo (20), após perder seu celular enquanto buscava o filho no CECE Vanderlei Antônio Sperandio, no Jardim Santa Gertrudes, em Jundiaí. O episódio ocorreu por volta das 16h30, no bairro onde ele também reside.
O aparelho, além de conter fotos e arquivos pessoais, guardava documentos médicos e jurídicos importantes. Dentro da capinha, estava ainda um cartão de banco com função de pagamento por aproximação. Pouco tempo depois do sumiço, Luiz tentou contato com o próprio número e relatou, em vídeo publicado nas redes sociais, que atendeu diversas chamadas. No entanto, a pessoa desligou o celular, o que levantou a suspeita de má-fé.
“Foi malandragem”, desabafou Luiz, visivelmente decepcionado. Segundo ele, o cartão foi usado quatro vezes em um comércio local, gerando prejuízo financeiro. “Tive um grande prejuízo. A pessoa viu que o aparelho estava desbloqueado e aproveitou”, afirmou.
Apesar do transtorno, o celular foi recuperado de forma inusitada: a tentativa de venda do aparelho resultou na identificação de Luiz pelas fotos salvas no dispositivo. A pessoa interessada na compra reconheceu o dono e fez com que o aparelho voltasse às mãos de Luiz.
Em vídeo nas redes sociais, o morador se mostrou aliviado, mas ainda abalado com a atitude do responsável. Ele se referiu ao autor do furto como “mão pesada” e pediu ajuda da comunidade para identificar quem usou o cartão. “Quero trocar uma ideia com esse indivíduo. Não sei se é homem ou mulher, mas vou descobrir e vamos ter uma conversa séria”, alertou.
Luiz ainda contou que o chip do celular foi destruído e reforçou o apelo para que casos como esse sirvam de alerta à população. “A gente precisa se ajudar, mas também se proteger. Infelizmente tem gente que se aproveita”, concluiu.