Mutirão do DEBEA castra e microchipa 132 animais em Jundiaí

A sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) foi palco, nesta quinta-feira (10), de mais uma edição do mutirão de castração e microchipagem de cães e gatos. Ao todo, 132 animais passaram pelos procedimentos gratuitos, sendo 64 gatos e 68 cães, todos de tutores previamente cadastrados e com agendamento confirmado.

A ação, que faz parte das estratégias de controle populacional e promoção da posse responsável, visa também garantir mais saúde e segurança aos animais. Segundo a organização do evento, embora 168 animais estivessem agendados, muitos tutores não compareceram, comprometendo o atendimento e tirando a oportunidade de outros pets.

Durante o atendimento, o processo é conduzido de forma rápida e eficiente: os animais recebem anestesia, passam pelos procedimentos e, após a recuperação da anestesia — que dura em média 40 minutos — são liberados para voltar para casa. Em todos os casos, os tutores recebem orientações e receitas para o pós-operatório.

Além das edições na sede, o DEBEA também realiza mutirões descentralizados em diversos bairros da cidade. Só nos meses de junho e julho, foram realizadas duas ações: nos dias 28 e 29 de junho, na Vila Nambi, 345 animais foram atendidos. Já em 6 de julho, no bairro Corrupira, mais 139 animais foram castrados e microchipados.

O diretor do DEBEA, Rafael Mozeli, destacou que as ações são fundamentais não apenas para o controle da população animal, mas também para a identificação em casos de perda ou abandono, graças à implantação dos microchips.

Os mutirões são realizados periodicamente e priorizam animais de tutores que fazem o cadastro prévio por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Jundiaí.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí