Um grupo de pessoas atacou motoristas nas proximidades da Avenida Giovanni Gronchi, no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, na noite desta quinta-feira (10). A ação ocorreu poucas horas após uma operação da Polícia Militar em Paraisópolis, que terminou com um homem morto e três presos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os policiais atuavam em uma ocorrência por volta das 16h, após denúncia de armamento pesado na Rua Rudolf Lotze, em Paraisópolis. Durante a operação, três armas de fogo, carregadores, drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos. Um suspeito de 24 anos morreu após troca de tiros com os agentes.
Logo após a ação, um grupo passou a arremessar objetos contra veículos nos arredores da comunidade. Imagens aéreas registradas pelo Globocop mostraram homens armados com pedaços de madeira e pedras agredindo motoristas e danificando veículos. Em um dos casos, um carro foi empurrado e chegou a tombar. O grupo fugiu com a chegada de viaturas da Polícia Militar.
Pelo menos 20 focos de incêndio foram registrados em ruas próximas a Paraisópolis, incluindo pontos da Avenida Giovanni Gronchi, da Praça Moacir Nicodemus e da Rua Doutor Flávio Américo Maurano. Não há informações sobre feridos.
A SSP informou que o policiamento foi reforçado na região com equipes do Baep, Choque, Rota e COE, e que ações estão sendo adotadas para evitar novos confrontos. A recomendação é que a população evite circular pelo entorno até que a situação esteja normalizada.
Na operação que antecedeu os ataques, dois dos três presos eram foragidos da Justiça. Um deles não havia retornado da saída temporária desde março de 2024. O suspeito morto foi identificado como Igor Oliveira de Moraes Santos, de 24 anos, com passagens anteriores por ato infracional análogo a tráfico de drogas.
Fonte: g1