Empresária morre durante cirurgia plástica em hospital da capital paulista

Uma empresária de 40 anos morreu na tarde desta segunda-feira (7) durante uma cirurgia plástica no Hospital San Gennaro, localizado na Mooca, Zona Leste de São Paulo. O procedimento incluía lipoaspiração, aplicação de substância nos glúteos e ajustes em próteses mamárias.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Natália Cavanellas Thomazella sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a fase final da intervenção cirúrgica. O caso foi registrado como morte suspeita no 42º Distrito Policial.

De acordo com o boletim de ocorrência, a paciente havia realizado exames pré-operatórios e havia sido liberada para os procedimentos pela equipe médica. Ainda conforme o registro policial, os profissionais de saúde suspeitam de embolia gordurosa como possível causa da parada cardiorrespiratória. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), que irá emitir o laudo definitivo com a causa da morte.

Em nota, a defesa do cirurgião responsável afirmou que o procedimento ocorreu em ambiente hospitalar adequado, com protocolos de segurança seguidos e que a paciente apresentou uma complicação compatível com embolia pulmonar, considerada rara. O médico informou estar prestando assistência à família e à disposição das autoridades.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) confirmou que abriu investigação para apurar o caso. Já o Hospital San Gennaro declarou, por meio de nota, que lamenta o ocorrido, está prestando apoio aos familiares e colabora com as investigações.

Natália era fundadora de uma agência de relações públicas e atuava como especialista em networking corporativo. Em março deste ano, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de São Paulo por sua atuação no empreendedorismo feminino. Ela era casada e deixa uma filha.