Jundiaí encerra atendimentos nas Unidades Sentinelas a partir desta segunda (07)

Devido à baixa procura por atendimento, a Prefeitura de Jundiaí encerrará, a partir desta segunda-feira (7), o funcionamento das Unidades Sentinelas dos bairros Morada das Vinhas e Ponte São João. A medida foi tomada após uma queda de mais de 37% na procura por esses serviços na última semana.

O atendimento aos pacientes com sintomas gripais leves segue normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família. Dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) mostram que, enquanto nas primeiras semanas cerca de 40 pessoas por dia procuravam as unidades sentinelas, na última semana a média caiu para 25 atendimentos diários.

Casos que indicam maior gravidade, como falta de ar ou mal-estar intenso, devem ser encaminhados para os Pronto Atendimentos da cidade:

  • PA Ponte São João: das 7h às 19h (portões fecham às 18h);
  • PA Retiro: das 7h às 19h (portões fecham às 18h);
  • PA Hortolândia: atendimento 24h;
  • UPA Vetor Oeste: atendimento 24h.

As unidades de urgência e emergência seguem o Protocolo de Manchester, priorizando o atendimento conforme a gravidade clínica do paciente.

A Prefeitura reforça a importância de manter os cuidados preventivos contra síndromes gripais, como higienização frequente das mãos, uso de máscaras em caso de sintomas, evitar aglomerações e restringir a exposição de bebês em locais com grande circulação de pessoas.

A vacinação contra a gripe também continua disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, em todas as UBSs e Clínicas da Família, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí