Vacinação contra gripe avança em Jundiaí; 117 mil pessoas foram imunizadas

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) segue avançando em Jundiaí. Com ações em terminais de ônibus, parques, escolas e no Maxi Shopping, a cidade já aplicou 117.513 doses desde o início da campanha em 7 de abril, alcançando 48,53% da população-alvo — índice superior ao registrado no mesmo período do ano passado (95.774 doses).

Entre os grupos prioritários (idosos, crianças e gestantes), 56.152 pessoas já foram vacinadas — número também superior ao de 2024, quando esse grupo somava 49.496 doses aplicadas. A vacinação segue disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento das salas de vacina.

O esforço busca alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. A intensificação ocorre em meio ao inverno, estação com maior circulação de vírus respiratórios e aumento dos casos graves, especialmente entre idosos e crianças menores de dois anos.

Neste ano, Jundiaí já registrou 411 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 80 causadas por Influenza, com 12 mortes confirmadas.

A vacina aplicada, produzida pelo Instituto Butantan, protege contra as cepas Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria, que predominam no Hemisfério Sul em 2025. Segundo o Ministério da Saúde, a dose pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e mortes.

Neste sábado (5), a vacinação estará disponível em três locais:

  • Praça da Matriz, das 10h às 16h
  • Parque da Cidade – Jardim Japonês (Rod. João Cereser, km 66), das 8h às 12h
  • UBS Central (Rua Antonio Segre, 71), das 10h às 16h

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com CPF. No caso das crianças, também é exigida a carteirinha de vacinação.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí