Levantamento realizado pelo Procon-SP apontou uma diferença de até 20 vezes no preço da tadalafila 5 mg (caixa com 30 comprimidos), medicamento utilizado no tratamento da disfunção erétil, entre farmácias da capital paulista. O valor variou de R$ 4,27 a R$ 93,58, conforme a pesquisa realizada entre os dias 26 e 28 de maio.
O estudo comparou os preços de 72 medicamentos — entre genéricos e de referência — em 10 farmácias físicas (duas por região da cidade) e, separadamente, 67 itens em nove redes do comércio online. As categorias analisadas incluíram antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos e antidepressivos, entre outras.
Segundo o Procon-SP, os preços considerados foram os praticados à vista com o maior desconto possível para o consumidor comum, sem contabilizar frete ou programas de subsídio, como o Farmácia Popular.
Embora os medicamentos de referência apresentem menor variação — com diferença máxima de 2,5 vezes entre estabelecimentos —, os genéricos se mostraram significativamente mais econômicos. Em média, os genéricos custam 64,67% menos do que os de referência nas lojas físicas, e 67,31% a menos nos sites das redes pesquisadas.