Vacinação casa a casa contra Febre Amarela em áreas rurais acontece neste sábado (14)

Como parte das ações de prevenção à Febre Amarela, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí segue com a estratégia de vacinação casa a casa em regiões rurais do município. Neste sábado (14), das 8h às 16h, equipes da saúde estarão nas avenidas Atílio Gobbo e Engenheiro Tasso Pinheiro, na região da Vila Maringá, e na Avenida Antonio Pincinato, no bairro Eloy Chaves.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a doença, que tem um caso confirmado com óbito na cidade. Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), identificados e acompanhados por veículo oficial, farão a aplicação da vacina e prestarão esclarecimentos durante as visitas.

A estratégia de vacinação em áreas rurais teve início em fevereiro e busca conter o avanço do vírus, cuja transmissão ocorre em ambientes urbanos por meio do mosquito Aedes aegypti, e em áreas de mata por mosquitos silvestres como Haemagogus e Sabethes.

O esquema vacinal é de dose única para pessoas a partir de cinco anos. Crianças de 9 meses a 4 anos devem tomar duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Em função do atual cenário epidemiológico, moradores ou frequentadores de áreas rurais estão sendo vacinados a partir dos seis meses de idade.

Durante os dias úteis, a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família, dentro do horário normal de atendimento das salas de vacinação.

Foto: Prefeitura de Jundiaí