Pesquisa Quaest: Maioria dos brasileiros rejeita candidaturas de Lula e Bolsonaro em 2026

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Quaest aponta que a maioria dos brasileiros é contrária a uma nova disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em 2026. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados são contra a candidatura de Lula à reeleição, enquanto 65% rejeitam que Bolsonaro tente voltar ao cargo, apesar de estar inelegível até 2030.

O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Apesar da rejeição, 32% dos entrevistados apoiam a candidatura de Lula à reeleição, e 26% defendem que Bolsonaro dispute, mesmo impossibilitado legalmente. O ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022.

Divisão na direita

A pesquisa também revela um dado significativo dentro do eleitorado mais alinhado à direita. Entre aqueles que se dizem “não bolsonaristas, mas mais à direita”, 55% acreditam que Bolsonaro deveria abrir mão da candidatura, enquanto 43% gostariam que ele mantivesse o plano de concorrer, mesmo inelegível.

Sem Bolsonaro na disputa, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, aparecem como os principais nomes cotados para liderar a direita. Ambos figuram empatados entre os entrevistados como possíveis alternativas ao ex-presidente.

A pesquisa ainda simulou cenários de segundo turno, onde Lula aparece empatado com Bolsonaro e outros possíveis candidatos, apontando um cenário indefinido e polarizado para as eleições de 2026.