Cetesb conclui limpeza de córrego tingido de azul com corante em Jundiaí

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concluiu no sábado (24) os trabalhos de limpeza no Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), atingido por corante azul após o tombamento de um caminhão no dia 13 de maio. A substância coloriu a água e diversos animais, como patos, gansos e capivaras. Peixes também foram encontrados mortos.

A limpeza contou com apoio da prefeitura, que utilizou retroescavadeiras para remover resíduos presos às margens e ao leito do córrego. Arbustos e pequenas árvores precisaram ser removidos para acesso ao local contaminado.

De acordo com a Cetesb, o corante chegou até o Rio Jundiaí, alterando temporariamente a coloração da água. No entanto, análises feitas no dia 21 confirmaram que não há mais vestígios da substância no rio. Um relatório técnico está em fase final de elaboração e servirá de base para possíveis medidas judiciais.

A empresa responsável pelo produto, a Farkon Indústria e Comércio Químico, afirmou que acompanha o processo e que esse foi o primeiro acidente do tipo em 36 anos de atuação.