Operação da Polícia Federal mira roubo de cargas e prende suspeito em Jundiaí

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) a Operação Baiuca, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas e caminhões, além de lavagem de dinheiro, que atuava principalmente na região de Campinas.

Um dos principais alvos da operação foi preso em Jundiaí, suspeito de envolvimento em roubos de cargas de combustíveis. A prisão na cidade reforça a preocupação das autoridades com a atuação regional da quadrilha, que já vinha sendo monitorada pela PF.

Ao todo, 120 policiais federais participam da operação, que cumpre 19 mandados de prisão temporária (com duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30) e 22 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, incluindo adegas e uma transportadora. As diligências ocorrem nas cidades de Campinas, Hortolândia, Limeira e Paulínia, conforme determinado pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulínia.

A Operação Baiuca é resultado de uma investigação minuciosa que revelou o esquema criminoso voltado à subtração de cargas valiosas e à posterior movimentação ilícita dos lucros, em uma rede que envolvia empresas de fachada e laranjas.