O derramamento de aproximadamente dois mil litros de corante em um córrego no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí, já começa a impactar municípios da região. A Prefeitura de Indaiatuba interrompeu a captação de água do Rio Jundiaí, temendo a chegada do pigmento, que deixou a água azul e tingiu peixes, aves e até capivaras.
Apesar de o produto ainda não ter alcançado o ponto de captação no município vizinho até a tarde desta quinta-feira (15), a medida foi tomada de forma preventiva. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, o abastecimento da cidade não foi prejudicado.
O vazamento aconteceu na terça-feira (13), após uma carreta desgovernada bater em um poste e derramar o corante no Córrego das Tulipas. A substância, de baixa toxicidade segundo a Cetesb, é usada para tingir embalagens como caixas de ovos.
Mais de 100 peixes foram encontrados mortos e animais silvestres foram socorridos por equipes da Associação Mata Ciliar. A Cetesb segue monitorando o caso e promete divulgar em breve as medidas administrativas contra os responsáveis.