Mais de 24 horas depois do acidente envolvendo um caminhão carregado com corante líquido, classificado como produto perigoso, provocou o derramamento da substância em uma área de manancial em Jundiaí (SP), na tarde da última terça-feira (13).
O líquido escorreu para uma boca de lobo e foi parar nas águas do Parque Botânico do Tulipas, deixando tudo azul. Animais como patos e gansos foram resgatados por equipes especializadas como o DEBEA e a Mata Ciliar para atendimento.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) foi acionada imediatamente e iniciou os procedimentos de descontaminação da área atingida. Equipes da Defesa Civil do município informaram que, na manhã desta quarta-feira (14), uma nova vistoria será realizada no local para avaliar a extensão dos danos e definir ações para a remoção completa do produto.
Além da CETESB e Defesa Civil, equipes da CPFL, da Secretaria de Infraestrutura e do setor de trânsito também atuaram na ocorrência. Os serviços de energia, limpeza da via e mobilidade urbana já foram restabelecidos.
As autoridades ambientais seguem monitorando a situação, e a orientação é para que moradores da região evitem contato com a água do córrego até a conclusão da limpeza e análise de risco.