Balão cai na Serra do Japi e mobiliza Guarda Municipal de Jundiaí

Uma ocorrência registrada neste fim de semana na região do bairro do Medeiros, em Jundiaí, chamou a atenção das autoridades ambientais. Após denúncia feita por um morador, um balão de médio porte foi avistado em queda, aparentemente em área de mata nativa da Serra do Japi, nas proximidades da área de pastagem da Fundação Antônio e Antonieta Cintra Gordinho.

A equipe da viatura 10091 da Guarda Municipal, composta pelos agentes Elielton e Rodrigo, foi acionada e conseguiu localizar o balão com inscrições que indicam a autoria por um grupo de baloeiros. Com aproximadamente 10 metros quadrados e cores variadas, o balão não possuía bandeira e, felizmente, encontrava-se com a tocha apagada, o que evitou um possível incêndio na região de preservação ambiental.

A Divisão Florestal da Guarda Municipal faz um alerta importante: com a chegada das festas típicas do meio do ano, aumenta o número de solturas de balões, prática que é crime ambiental, conforme a legislação brasileira. A confecção, transporte e soltura de balões representam riscos graves, podendo causar incêndios em florestas e áreas urbanas.

A população pode e deve colaborar. Ao identificar essa prática criminosa, denuncie!
Disque 153 – Guarda Municipal de Jundiaí.